Nossos Colaboradores

Dani Francisco

Diretora Executiva, Gerente de Projetos, Consultora em Educação e Cultura
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em Arte e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica e mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, atua na gestão e na produção cultural desde 2002. Fundou a Terreiro de Ideias em 2008, dirigindo suas produções artísticas e socioeducativas, além de coordenar iniciativas de Comunicação Popular. Ministra cursos e oficinas sobre processos de gestão da cultura e elaboração/enquadramento de projetos culturais em editais e leis de incentivo.

Giordana Moreira

Produtora, Gerente de Projetos
Produziu eventos como I Fórum Mundial de Educação em Nova Iguaçu, Aniversário Cidade de Nova Friburgo (2006) e participou de intercâmbios com grupos culturais na Alemanha e Argentina (2007/2009). Ativista da cultura Hip Hop, coordena o coletivo de graffiti Artefeito, realizando projetos como o Baixada na Pista: Primeira Mostra de Cultura Hip Hop da Baixada Fluminense. É produtora do Festival Espaço do Rock, em Nova Iguaçu, e dos Circuitos e Festivais Roque Pense, ações do Coletivo Let’s Pense por uma educação não sexista. É produtora da Terreiro de Ideias coordenando projetos culturais e produções executivas.

Letícia Suevo

Produtora Cultural
Formada em Produção Cultural pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, atualmente faz a produção de base da Terreiro de Ideias.

Dalva Santos

Produtora, Consultora em Gestão Cultural
Formada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (Niterói, Rio de Janeiro) articula-se em torno dos processos de gestão da cultura nas esferas pública e privada, tendo domínio sobre as diversas etapas de construção das ações, projetos e eventos culturais. É sócia diretora da Burburinho Cultural Produções Artísticas na cidade do Rio de Janeiro e integra o grupo da Casa da Cultura Digital em São Paulo. Atualmente é produtora residente no programa de formação em produção cultural e pesquisa social Solos “Culturais” do Observatório de Favelas, colaboradora executiva do Lapc (Laboratório de Produção Cultural) da ECO (Escola de Comunicação da UFRJ) e articuladora do Cultura Digital.Br – Festival Internacional.

Sabrina Bitencourt

Produtora, Diretora de Arte
Graduada em Cinema pela PUC-Rio, trabalhou em diversos projetos audiovisuais atuando nas funções de produção, direção ou direção de arte. Trabalhou como produtora nas Mostras “Do Novo ao Novo Cinema Argentino” e “O Horror no Cinema Brasileiro” realizadas no Centro Cultural Banco do Brasil nas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. No início de 2010 assumiu a Direção de Produção do longa metragem “Histórias que só existem quando lembradas” de Julia Murat (Taiga Filmes). Em 2011/2012 foi coordenadora de produção do Lab Cultura Viva, projeto realizado em parceria entre MinC e UFRJ. É uma das articuladoras do Coletivo Mate Com Angu, cineclube atuante em Duque de Caxias.

Alexandre Marques

Consultor em História Social e Culturas Tradicionais
Graduado em História e Especialista em História Social do Brasil pela FEUDUC e Mestre em História pela Universidade Severino Sombra (2005). Participou da equipe de organização dos I, III e IV Congresso de Professores e Pesquisadores da História da Baixada Fluminense. Atualmente é coordenador regional da Ação Griô Nacional e articulista do Jornal de Caxias na coluna “Nossa História”. Foi coordenador do Núcleo de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias organizando o inventário do Patrimônio Histórico da cidade e Conselheiro Municipal de Cultura. Colaborou na execução dos projetos “Capoeira: tradição e patrimônio em Duque de Caxias” pelo Programa Capoeira Viva, “Ponto de Cultura Lira de Ouro”, “O Rio de Machado de Assis”, pela FUNARTE/MinC e do Ponto de Cultura da Associação dos Amigos do Instituto Histórico.

Kátia Paz

Consultora em Educação e Novas Mídias
Graduada em Geografia, Especialista em Mídia-Educação, Mestre em Educação e Cultura, Colaboradora na elaboração do Atlas de Duque de Caxias e Coordenadora de projetos de Mídia-Educação em escolas públicas.

Paulo China

Produtor Audiovisual
Técnico em Produção de TV e Vídeo e VJing (arte em que o VJ mescla imagens ao vivo, em tempo real). Em 2003, trabalhou com o diretor de TV Jodele Larcher, colaborando na criação de inúmeros cenários virtuais para artistas como Gilberto Gil, Roberto Carlos e Black Eyed Peas; para Festivais de Música como o Nokia Trends, SkolBeats, Noites Cariocas e Humaitá Pra Peixe e no lançamento da grife Diesel no Hotel Glória em que tocou com o cantor e DJ Moby. Em 2010 recebeu dois importantes prêmios: melhor VJ no Desafio de VJs organizado pelo Programa “Revista do Cinema Brasileiro”, transmitido pela TV Brasil e o Prêmio Baixada 2010 na categoria Imagem Audiovisual, o mais importante prêmio da área cultural da região. Como Editor tem inúmeros trabalhos feitos para a MTV e Multishow (Clips, vinhetas, chamadas).

Marcelo Lima

Produtor
Atuou na Conspiração Filmes como assistente de produção de 2007 a 2009. Participou da produção executiva do último longa-metragem de Beto Brant “Receberia as piores notícias de seus lindos lábios” e atua como produtor da Terreiro de Ideias em diversos projetos.

Camila Viana

Assistente de Produção
Graduanda em História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é assistente de produção do projeto Sesi Cultural 2012.

Malu Miranda

Assistente de Produção
Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, atuou como assistente de produção do Teatro Odylon Costa Filho UERJ de 2005 a 2007, no Teatro Municipal Raul Cortez, de 2008 a 2010, e como Produtora Executiva do Teatro Municipal Raul Cortez de 2010 a 2012. Na Terreiro de Ideias, é assistente do projeto Oficinas Culturais Ciferal 2012.

João Carpalhau

Cartunista, Roteirista
Estudou desenho no SENAC, arte sequencial no estúdio Icongrafx e Cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Integrou a equipe do Estúdio de Quadrinhos e RPGs Universo Germinante com publicações pela editora Daemon. Criador do grupo de humor Os Camaradas e do viral “A Legalização do Cloreto de Sódio”. É colaborador do site Whiplash, publica tirinhas e diagrama o Jornal de Caxias. Mantém na internet o blog Tiras e Colocas.

Heraldo HB

Animador cultural, produtor audiovisual e educador popular
É dinamizador de oficinas de roteiro, produção e linguagem audiovisual. Experiência em animação de redes e criação de conteúdo para projetos de Educação Ambiental e de Comunicação Social ligados ao licenciamento ambiental. É um dos fundadores do cineclube Mate Com Angu, que atua há 14 anos na Baixada Fluminense.
Tem vários textos publicados em sites, zines, revistas de poesia e dois livros publicados: Engenharia de Aviãozinho (Esteio Editora, 2009) e O Cerol Fininho da Baixada – Histórias do cineclube Mate Com Angu (Coleção Tramas Urbanas, Editora Aeroplano, 2013).

Slow da BF

Rapper, produtor
Prêmio Preto Ghoez, do governo federal, de reconhecimento do Hip Hop 2010, é rapper desde 1992, atuando como Instrutor de Rap em projetos de Gabriel O Pensador, na Rocinha, Instrutor de Graffitti coordenada pela Child Hope, na Instituição Jovem Patrulheiro, no Complexo da Maré, participou do Rotilla Festival em Havana, Cuba, em 2010, do evento Romeryas de Mayo, em Holguin, Cuba, em 2011. É membro da Universal Zulu Nation desde 2009 e promotor do projeto Cinema para Todos, das secretarias de estado de Educação e de Cultura. Na Terreiro de Ideias assinou a Consultoria em Cultura Urbana para o projeto Agito Urbano nos anos de 2011 e 2012.

Bia Pimenta

Performer, Diretora de Arte
Graduada em História da Arte na Universidade Estadual do Rio de Janeiro,
desde 2001 exerce atividades nos campos das Artes, participando de inúmeras performances individuais e coletivas. Trabalha com vídeo desde 2005. Dirigiu o curta-metragem “Não pare em frente às portas” (2008); produziu o curta-metragem “Rock” (2008) e foi assistente de produção de “Cinema e outros saberes” (2008) e “Lá no fim do mundo” (2006). Foi diretora de arte dos curtas “Queimado” (2009), “O que vai ser?” (2009), “Salomé” (2008), “Um dia em off” (2008) e “Trago a pessoa amada em três dias” (2008); bem como do clipe “Minar” (2007).

André Prestor

Designer gráfico, editor de vídeo
Cria flyers, posters, montagens gráficas e demais peças de comunicação visual. Realizou a programação visual de diversos projetos como o monólogo teatral Beatriz dos Anjos, em 2008, o Revira João, no SESC São João, de 2007 a 2009, Mostra Angu à Francesa de Filmes Nutritivos (Intercâmbio Brasil-França) em 2010, entre outros. Integra o Cineclube Mate com Angu e a equipe Terreiro de Ideias desde 2007.

Rafael Barreto

Fotógrafo
Formado pelo Ateliê de Imagem e pela Universidade Estácio de Sá em 2008, trabalha com fotojornalismo desde 2007. Já trabalhou na Folha da Cidade, Jornal Imprensa e Jornal de Caxias. Além do trabalho desenvolvido nas redações, desde 2010 trabalha como fotógrafo da Assessoria de Comunicação da Faetec, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Nos últimos dois anos, também dedicou à cobertura de grandes eventos de moda, arte e cultura, com destaque para o Carnaval de Salvador, registrando os shows de Cláudia Leite.

Valda Nogueira

Fotógrafa
Formada pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage e pelo SENAC, atualmente cursa a Escola de Fotografia Documental do Observatório de Favelas no projeto Escola de Fotógrafos Populares. Registra eventos sociais, espetáculos musicais e teatrais e também atua em fotografia documental.

Quem colabora?

O quadro de colaboradores da Terreiro de Ideias é variado e conta com uma equipe de técnicos e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento como Produção Cultural, Comunicação Social, Artes, Educação e História.